Recuperação de pastagem degradadas através da utilização de biossólido e Moringa oleifera: Revisão
Pamela Fernanda Carvalho Martins,
Rafaela Thais Benedito Alves,
Jessica Thais Gabe,
Danaila Bruneli Fernandes Gama,
Rafael Oliveira Lima,
Paulinho Santos da Silva,
Denilson de Oliveira Guilherme,
Rodrigo Gonçalves Mateus
Affiliations
Pamela Fernanda Carvalho Martins
Discente do Curso de Engenharia Agronomia, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande – MS – Brasil
Rafaela Thais Benedito Alves
Doutoranda do Programade pós-graduação emCiências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Universidade Católica Dom Bosco –UCDB, Campo Grande –MS –Brasil
Jessica Thais Gabe
Discente do Curso de Engenharia Agronomia, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande – MS – Brasil
Danaila Bruneli Fernandes Gama
Mestrando(a) do Programa de pós-graduação em Ciência Animal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, Campo Grande – MS – Brasil.
Coordenador do Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Universidade Católica Dom Bosco –UCDB, Campo Grande –MS –Brasil
Docente do Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Universidade Católica Dom Bosco –UCDB, Campo Grande –MS –Brasil.
A pecuária ocupa lugar de destaque na economia brasileira, principalmente a bovinocultura de corte e leite, assim o sucesso desse setor é primordial para o crescimento do país. Porém, a produtividade deste setor está intimamente ligada a qualidade das pastagens, pois essas são a principal fonte alimentar dos bovinos, e cerca da metade das pastagens brasileira encontra-se com algum grau de degradação, diminuindo assim a produtividade e rentabilidade desse setor. Devido a isso, a busca por tecnologias de recuperação de pastagens vem sendo pesquisadas, sobretudo as que diminuam os custos no processo de recuperação, procurando aumentar a produtividade e qualidade das pastagens, preservar o meio ambiente e maximizar os lucros para os produtores. Visto isso, o uso de novas fontes de adubação e a implantação de sistemas silvipastoris tem sido amplamente estudado e aplicado para recuperação dessas áreas, dentre eles podemos destacar o uso de biossólido que um adubo orgânico proveniente do tratamento de esgoto sanitário, assim como a implantação de pecuária-floresta utilizando Moringa oleífera uma planta leguminosa a qual fixa nitrogênio no solo e pode servir como fonte alimentar para os animais. Sendo assim, nesse trabalho está descrito o cenário da degradação e pastagens brasileiras e o uso de biossólido e moringa na recuperação dessas áreas.