In Autumn 2020, DOAJ will be relaunching with a new website with updated functionality, improved search, and a simplified application form. More information is available on our blog. Our API is also changing.

Hide this message

A aprendizagem através do Funk nas medidas socioeducativas: Relato de experiência realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Santa Maria/RS

Revista Latino Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. 2019;5(4) DOI 10.23899/relacult.v5i4.1258

 

Journal Homepage

Journal Title: Revista Latino Americana de Estudos em Cultura e Sociedade

ISSN: 2525-7870 (Online)

Publisher: Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

Society/Institution: Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

LCC Subject Category: General Works: History of scholarship and learning. The humanities | Social Sciences

Country of publisher: Brazil

Language of fulltext: Spanish, Portuguese

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS


Alícia de Oliveira Gonçalves (Universidade Federal de Santa Maria)

Jane Schumacher (Universidade Federal de Santa Maria)

EDITORIAL INFORMATION

Blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 12 weeks

 

Abstract | Full Text

O Funk é uma das maiores expressões culturais dos estilos de vida e realidade da juventude das periferias brasileiras. Esta juventude na maioria das vezes enfrenta realidades de vulnerabilidade social e violência, o que muitas vezes contribui para o envolvimento desses jovens com o crime. Este artigo discorre sobre o estudo do Funk como processo emancipatório nas medidas socioeducativas do CASE-Santa Maria/RS, e tem como objetivos compreender a importância do Funk como ferramenta de aprendizagem, entender os processos de expressão cultural, política e social dos jovens e contribuir para a eficácia das medidas socioeducativas. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, utilizando Método de Abordagem Dialético, e como técnica a observação participante através das oficinas do Projeto Leitura, Ação: Dramatização, realizadas no ano de 2018 com jovens em medidas socioeducativa no CASE Santa Maria/RS, no âmbito do convênio entre Universidade Federal de Santa Maria, Ministério Público Estadual e Fundação de Atendimento Socioeducativo. Os resultados observados no desenvolvimento das oficinas foram de reconhecimento dos jovens como sujeitos políticos e sociais e protagonistas da sua história, melhora dos níveis de leitura e construção do conhecimento e reconhecimento do Funk como expressão cultural das suas realidades.