Avaliação da conformidade de rótulos de produtos declarados como “isento de lactose”
Jéssica Braz de Oliveira Manhães,
Nathália Verônica Silva Pulici,
André Fernandes Lúcio,
Isabela Tosta Raimundo,
Diego Sartori,
José Erick Galindo Gomes,
Bruna Maria Salotti de Souza
Affiliations
Jéssica Braz de Oliveira Manhães
Médica Veterinária, especialização em Higiene e Vigilância Sanitária da Faculdade Qualittas, São Paulo, SP, Brasil
Nathália Verônica Silva Pulici
Graduanda do curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário do Norte Paulista, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
André Fernandes Lúcio
Médico Veterinário, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Isabela Tosta Raimundo
Médica Veterinária, residente no Programa de Aprimoramento em Práticas Veterinárias por Especialidades, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Unesp, Araçatuba, SP, Brasil.
Diego Sartori
Mestrando do curso de Engenharia de Alimentos, USP, Pirassununga, SP, Brasil.
José Erick Galindo Gomes
Zootecnista, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Bruna Maria Salotti de Souza
Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Belo Horizonte, MG, Brasil. E-mail: [email protected]
O objetivo desse estudo foi avaliar rótulos de produtos lácteos para dietas com restrição de lactose, de diferentes marcas comerciais, frente à legislação brasileira em vigor, analisando dados quantitativos e qualitativos da conformidade e não conformidade dos rótulos. Amostras foram coletadas de hipermercados dos municípios de São José do Rio Preto/SP, São José dos Campos/SP e Salvador/BA, totalizando 120 rótulos avaliados, de produtos lácteos para dietas com restrição de lactose. Das amostras analisadas 23,33% apresentaram algum tipo de não conformidade. A análise estatística revelou que os produtos queijo, bebida láctea e iogurte, apresentaram diferenças significativas (p<0,05), indicando que as bebidas lácteas são os produtos mais seguros, comparativamente aos outros dois. É dever de todos os estabelecimentos produtores de alimentos para dietas com restrição de lactose cumprir com o disposto na RDC 135/2017., porém, tal observância à norma não está sendo exercida por uma parcela dos estabelecimentos, visto a identificação de não conformidades em alguns rótulos avaliados.