Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, CE, Brasil. | Universidade Estadual do Piauí, Faculdade de Ciências Médicas, Centro de Ciências da Saúde. Teresina, PI, Brasil.
Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, programa de Pós-Graduação de enfermagem associado UEPA-UFAM. Belém, PA, Brasil.
O assentimento infantil é uma exigência ética em pesquisas com crianças, porém a comunicação eficaz tem sido um desafio. Neste relato descrevemos a construção teórica e metodológica de um termo de assentimento infantil em formato de história em quadrinhos. A experiência foi realizada em uma escola municipal de Teresina, Piauí, com 32 crianças entre 8 e 10 anos. As etapas consistiram no estudo das questões éticas, na construção da arte sequencial, na observação participante, em ajustes na história em quadrinhos e na aplicação e assinatura do termo de assentimento. A experiência resultou em um termo com legibilidade de Flesch de 90,4 sobre as questões éticas na pesquisa com crianças. O assentimento infantil em formato de história em quadrinhos apresentou linguagem acessível, lúdica e legibilidade adequada para comunicar pesquisa com crianças.