“Somos muitos, somos diversos e aqui estamos cruzando fronteiras”. Reflexões sobre a compreensão dos processos migratórios juvenis.
María Margarita Echeverri Buriticá
Affiliations
María Margarita Echeverri Buriticá
Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Psicologia Comunitária e psicóloga da Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia. Tem se dedicado à pesquisa, docência e gestão de projetos sociais com população migrante colombiana. Especialista no tema identidades e migrações, com especial ênfase no estudo da população juvenil. Atualmente atua como professora e pesquisadora associada da Faculdade de Psicologia da Pontificia Universidad Javeriana. É membro-fundadora do Grupo Interdisciplinario de Investigador@s Migrantes (GIIM).
A partir da experiência de trabalho com jovens migrantes durante décadas, analisam-se criticamente as abordagens essencialistas, assimilacionistas e adultocentristas que prevaleceram no estudo e compreensão dos processos migratórios juvenis. Destacam-se, assim, categorias analíticas que generalizam e simplificam as diversas posições, e fatores que entram em jogo de maneira determinante em suas trajetórias migratórias e de vida. Neste sentido, propõem-se quatro cenários para compreender de modo profundo como são suas vidas migratórias.