Terapia Neural no tratamento de ruptura de tendão calcâneo comum canino: relato de caso
Bruna Aparecida Lima Gonçalves,
Leonardo Rocha Vianna,
Ana Cristina Ribeiro Mendes,
Ana Paula Carvalho Rocha,
Deise Dimas Muniz
Affiliations
Bruna Aparecida Lima Gonçalves
Médica Veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Betim (PUC MINAS), Mestre em Ciência Animal pela UFMG, acupunturista, terapeuta neural.
Leonardo Rocha Vianna
Médico Veterinário formado na UFMG, Mestre em clínica e cirurgia pela UFMG, acupunturista, terapeuta neural, médico chinês, Ten. Coronel médico veterinário reformado da PMMG e especialista em medicina natural.
Ana Cristina Ribeiro Mendes
Professora da PUC MINAS, Departamento de Medicina Veterinária, Betim–MG Brasil. Mestre em Fisiologia e Farmacologia pela UFMG
Ana Paula Carvalho Rocha
Graduandas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Medicina Veterinária, Betim–MG Brasil.
Deise Dimas Muniz
Graduandas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Medicina Veterinária, Betim–MG Brasil.
A Terapia Neural (TN) é considerada uma terapia integral que ajuda na reorganização do organismo para que este restabeleça seu estado de equilíbrio e auto cura. Um dos objetivos é o restabelecimento do potencial de membrana celular por isto é indicada para inúmeras enfermidades. É uma técnica utilizada para eliminar transtornos causados por diversos fatores e baseia-se na utilização de anestésicos locais, em baixas concentrações. O efeito esperado do uso do anestésico local na TN é de estimulação das propriedades elétricas da célula restabelecendo o potencial fisiológico e a atividade energética do organismo. O caso relatado tem como objetivo demostrar a efetividade da Terapia Neural na cicatrização do Tendão Calcâneo Comum (TCC) de um cão. Essa é uma afecção comumente causada de forma traumática por objetos perfuro cortantes ou trauma direto, que pode trazer grande comprometimento da função locomotora caso não haja uma intervenção adequada.