Effect of five front-of-package nutritional labeling models on time to select food by Brazilians
Ananda Silva Polari,
Luisete Bandeira,
Jéssica Pedroso,
Muriel Bauermann Gubert,
Natacha Toral
Affiliations
Ananda Silva Polari
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde e Nutrição – NESNUT. Endereço: Campus Darcy Ribeiro. Asa Norte. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Luisete Bandeira
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde e Nutrição – NESNUT e Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Endereço: Campus Darcy Ribeiro. Asa Norte. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Jéssica Pedroso
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde e Nutrição – NESNUT e Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana. Endereço: Campus Darcy Ribeiro. Asa Norte. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Muriel Bauermann Gubert
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde e Nutrição – NESNUT e Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana e em Saúde Coletiva. Endereço: Campus Darcy Ribeiro. Asa Norte. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Natacha Toral
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde e Nutrição – NESNUT e Programa de Pós-graduação em Nutrição Humana. Endereço: Campus Darcy Ribeiro. Asa Norte. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Objetivo: Comparar o tempo necessário para realizar escolhas alimentares com diferentes modelos de rotulagem nutricional frontal entre adultos brasileiros. Métodos: Foram realizadas entrevistas com 150 participantes, que foram orientados a escolher o produto mais saudável entre dois alimentos, sendo apresentados oito pares de imagens. Um dos produtos de cada par apresentava advertências (alto em açúcares, sódio ou gordura saturada), testados em formatos diferentes de acordo com o grupo no qual o indivíduo era alocado: lupa, octógono, círculo, triângulo e semáforo. Foram contabilizados o número de acertos do produto mais saudável em cada par e o tempo para escolha correta do produto mais saudável. Resultados: Observou-se menor número de acertos do produto mais saudável entre os pares com semáforo, em comparação com qualquer outro modelo (p<0,001), sendo este também o formato no qual se observou maior tempo necessário para escolher corretamente o produto mais saudável (p<0,001). Não foram observadas diferenças significativas entre os demais formatos. Na análise individual dos produtos, o círculo teve melhor desempenho, sendo observado tempo significativamente menor para escolhas corretas em sete dos oito produtos. Conclusão: Para apoiar escolhas alimentares saudáveis, indica-se o uso de qualquer um dos formatos testados para a rotulagem nutricional frontal, exceto o do semáforo. O círculo aparenta ser uma boa opção para reduzir o tempo do consumidor frente a escolhas saudáveis.