Indicadores de desempenho da Atenção Primária à Saúde em Alagoas, Brasil: uma análise de situação durante o primeiro ano da pandemia de covid-19 (2020)
Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família e Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, PE, Brasil.
Este trabalho analisou os indicadores de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) em Alagoas, Brasil, durante o primeiro ano da pandemia de covid-19. Trata-se de um estudo ecológico envolvendo sete indicadores de desempenho. Foram utilizados testes não paramétricos e estatísticas de Moran Global e Local para a identificação de padrões de distribuição espacial desses indicadores. Um aglomerado composto de sete municípios com melhor desempenho no Indicador Sintético Final foi observado na região sul e um aglomerado composto de cinco municípios com pior desempenho foi registrado no norte do estado. Ainda na região norte do estado foi identificado um aglomerado de municípios com baixa proporção de gestantes com ao menos seis consultas. O estudo mostrou o baixo desempenho dos municípios alagoanos no que concerne aos indicadores do Programa Previne Brasil.