In Autumn 2020, DOAJ will be relaunching with a new website with updated functionality, improved search, and a simplified application form. More information is available on our blog. Our API is also changing.

Hide this message

Insertion of nursing in diagnostic technologies: innovations in secondary health care / Inserção da enfermagem nas tecnologias diagnósticas: inovações em atenção secundária de saúde

Revista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online. 2020;12(0):29-36 DOI 10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6903

 

Journal Homepage

Journal Title: Revista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online

ISSN: 1809-6107 (Print); 2175-5361 (Online)

Publisher: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Society/Institution: Programas de Pós-Graduação em Enfermagem

LCC Subject Category: Medicine: Nursing

Country of publisher: Brazil

Language of fulltext: Portuguese, English

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS


Nathália da Silva Pimentel Reis (UERJ)

Camilla da Silva Dias (UERJ)

Valéria de Oliveira Monteiro (UERJ)

Carla Tatiana Garcia Barreto (UERJ)

Raíla de Souza Santos (UERJ)

Alessandra Sant'anna Nunes (UERJ)

EDITORIAL INFORMATION

Double blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 38 weeks

 

Abstract | Full Text

Objetivo: Desenvolver Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para a assistência de enfermagem na realização de exames diagnósticos na atenção secundária à saúde. Método: Elaborou-se uma comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que avaliou os setores em que estavam sendo implantadas novas tecnologias diagnósticas e levantou a necessidade de treinamento da equipe técnica que realizava estes exames para padronizar os procedimentos, diminuindo os erros e falhas em sua realização. Os POPs foram descritos através de quadros compostos por: definição do procedimento diagnóstico, material necessário, intervenções de enfermagem e cuidados especiais. Resultados: Foram elaborados quatro POPs, relacionados aos exames de: espirometria, polissonografia, retinografia e teste do hidrogênio expirado. Conclusão: Através do estudo foi possível não somente conhecer a execução dos exames, mas também entender a aplicabilidade da SAE com foco nas tecnologias diagnósticas, além de fornecer subsídios para futura implementação da SAE na instituição de estudo.