UMA ANÁLISE DOS PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO ENCAMINHADOS A UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

GESTÃO.Org : Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. 2016;14(Especial):255-264 DOI 10.21714/1679-18272016v14Esp2.p255-264

 

Journal Homepage

Journal Title: GESTÃO.Org : Revista Eletrônica de Gestão Organizacional

ISSN: 1679-1827 (Online)

Publisher: Universidade Federal de Pernambuco

Society/Institution: Universidade Federal de Pernambuco

LCC Subject Category: Social Sciences: Commerce: Business

Country of publisher: Brazil

Language of fulltext: Portuguese, Spanish; Castilian, English

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS

Daniel Fernando Carossi (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, São Miguel do Oeste, Brasil)
José Gilson de Almeida Teixeira Filho (Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil)

EDITORIAL INFORMATION

Double blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 48 weeks

 

Abstract | Full Text

A Lei de Acesso a Informação - LAI, sancionada em 2011, regulamenta o direito de acesso à informação e estabelece prazos para os órgãos públicos atenderem as solicitações de informação da sociedade. No mesmo ano da publicação da lei, o país dá um importante passo com a participação na Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership), assumindo compromissos de ampliar a transparência. Juntamente como a LAI e a parceria assumida, vem ganhando destaque no âmbito governamental o conceito de “Dados Abertos”, que tem com uma de suas premissas a disponibilização de dados públicos atuais e relevantes para a sociedade. Tendo em vista a importância do tema e os recentes instrumentos normativos publicados no país, o presente trabalho visa realizar uma investigação em uma instituição de ensino superior abordando os assuntos mais demandados pela sociedade por meio dos pedidos de informação. O objetivo do trabalho foi investigar os temas mais solicitados para que sejam priorizados durante a elaboração do Plano de Dados Abertos, em atendimento ao Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016. Por intermédio de análise com a metodologia qualitativa Grounded Theory, “Teoria Fundamentada em Dados”, foram identificados os principais temas solicitados pela sociedade e apresentados como resultado desse trabalho.