O AMOR COMO ΠAΘOΣ: EROS E A PAIXÃO ERÓTICA NA PEÇA O MERCADOR DE PLAUTO
Stefanie Cavalcanti de Lima Silva,
Francisco Edi de Oliveira Sousa
Affiliations
Stefanie Cavalcanti de Lima Silva
Mestranda em Literatura Comparada do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG Letras) da Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES, Brasil.
Francisco Edi de Oliveira Sousa
Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Possui doutorado (2008) em regime de co-tutela pela Universidade de São Paulo e pela Sorbonne (Paris IV), pós-doutorado (2013) pela Sorbonne (Paris IV).
Este artigo propõe, por meio de um exame da personagem senex na peça O Mercador de Plauto, analisar as consequências do encontro com o deus Eros/Cupido sob a perspectiva da filosofia estoica, isto é, de uma doença (insânia), cujo tratamento era dado pela filosofia, e discutir, por meio das atitudes da personagem Demifão, os malefícios do descontrolo e da falta de moderação diante da paixão erótica. Tal investigação apoia-se principalmente em textos filosóficos de Platão (Fedro e O Banquete), Aristóteles (Retórica e Ética a Nicômaco) e Cícero (De Senectute e Diálogos em Túsculo) e em textos de autores contemporâneos, como Martha C. Nussbaum (Theory of Desire) e Aude Lancelin e Marie Lemonnier (Os Filósofos e o Amor).