Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (2009-02-01)

Miopia aguda e glaucoma de ângulo fechado associados ao uso de topiramato em paciente jovem: relato de caso Acute myopia and angle closure glaucoma associated with topiramate use in a young patient: case report

  • Mariana Neves Brandão,
  • Ivana Coutinho Fernandes,
  • Flávia Fernanda Oliveira Barradas,
  • Juliana Franca Machado,
  • Mariane Tavares de Oliveira

DOI
https://doi.org/10.1590/S0004-27492009000100021
Journal volume & issue
Vol. 72, no. 1
pp. 103 – 105

Abstract

Read online

O glaucoma agudo de ângulo fechado pode ser secundário, dentre outras causas, ao uso de medicações sistêmicas, como o anticonvulsivante topiramato. Esse trabalho descreve o caso de uma paciente jovem com quadro agudo bilateral de miopia e glaucoma de ângulo fechado induzidos por terapia com topiramato para prevenção de crises de enxaqueca, fazendo relação com casos semelhantes descritos na literatura e revisão bibliográfica referentes à entidade.Acute angle-closure glaucoma may be induced, among other causes, by therapy with systemic drugs, such as the anticonvulsant topiramate. This paper reports the case of an young patient with acute myopia and angle-closure glaucoma associated with migraine prevention with topiramate. We make a link with similar cases described in medical journals and in a bibliographic review related to this entity.

Keywords