Produção científica colaborativa na área da saúde tropical: uma análise da rede de colaboração do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco
Natanael Vitor Sobral,
Fábio Mascarenhas e Silva,
Leilah Santiago Bufrem,
Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlho
Affiliations
Natanael Vitor Sobral
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação. Salvador, BA, Brasil.
Fábio Mascarenhas e Silva
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Leilah Santiago Bufrem
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlho
Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. Recife, PE, Brasil.
Este trabalho descreve as motivações e os modos de colaboração científica das redes sociais na área de Saúde Tropical, em estudo sobre a produção de conhecimento de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (PPGMEDTROP/UFPE), entre 2004 e 2012, considerando sua contribuição significativa para a solução dos problemas da área. Organiza um banco de dados bibliométricos com indicadores científicos para o estudo de coautoria, fundamentado na análise de redes sociais científicas estabelecidas entre os autores. Entrevista nove pesquisadores do Programa para compreender motivações e visualizar as relações de colaboração. Observa a tendência de organização coletiva da Ciência. Destaca como motivações mais importantes dos pesquisadores em prol da colaboração a possibilidade de enfrentar grandes problemas de pesquisa, a obtenção e/ou ampliação de fomento, o processo de validação nos trabalhos realizados em grupo e a possibilidade de avaliar previamente os produtos de pesquisa em relação às instâncias avaliadoras.