Conservação e controle de qualidade de queijos: Revisão
Francisco Regis da Silva,
Carolina Moreira de Santana,
Wyara Ferreira Melo,
Geraldo Gonzalez Talabera,
Weslley Epifanio Sarmento,
Wenya Sarmento Sobrinho,
Juliana Alves de Sá,
Antônio Vitor Machado
Affiliations
Francisco Regis da Silva
Mestrando em Sistemas Agroindustriais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, PB, Brasil. Mestrando em Saúde Coletiva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil
Carolina Moreira de Santana
Mestranda em Sistemas Agroindustriais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, PB, Brasil
Wyara Ferreira Melo
Mestranda em Sistemas Agroindustriais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, PB, Brasil
Geraldo Gonzalez Talabera
Médico, Instituto de Ciências Médicas de Havana; Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Morada Nova, CE, Brasil.
Weslley Epifanio Sarmento
Mestrando em Sistemas Agroindustriais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, PB, Brasil.
Wenya Sarmento Sobrinho
Graduanda em Serviço Social, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), Cajazeiras, PB, Brasil
Juliana Alves de Sá
Especialista em Políticas de Proteção Social em Serviço Social, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), Cajazeiras, PB, Brasil.
Antônio Vitor Machado
Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN, Brasil; Professor do Programa de PósGraduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA/CCTA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pombal, PB, Brasil
O queijo é um dos alimentos mais comuns na dieta humana, compondo, geralmente, a alimentação de todas as classes sociais, desde os primórdios da humanidade. Para a efetiva fabricação industrial do queijo, o leite deve ser pasteurizado com o objetivo de eliminar os microrganismos patogênicos. No entanto, em condições inadequadas para consumo humano podem desencadear graves consequências para a população, se tornando assim um problema de saúde pública. Pensando nisso, esta pesquisa tem como finalidade compreender a conservação e o controle de qualidade de queijos, mediante uma revisão bibliográfica. Metodologicamente, a pesquisa se trata de uma revisão, realizada a partir da consulta de 108 artigos nacionais disponíveis nas bases de dados SciELO, Periódicos CAPES, PubMed e MEDLINE e demais publicações de periódicos em várias bases de dados nas diversas áreas das Ciências e Tecnologia de Alimentos, além de legislações. Sendo selecionados 21 artigos, restritos as publicações em língua portuguesa relacionadas a conservação e/ou controle de qualidade de queijos, entre os anos de 2010 a 2015. Desta forma, a maioria, dos estudos realizados, as boas práticas de fabricação de queijos não estão dentro dos padrões de qualidade propostos pelas legislações vigentes, nos principais quesitos de controle de qualidade. Sugere-se, portanto, que os produtores de queijos adotem medidas higiênico-sanitárias para garantir um produto com segurança alimentar.