In Autumn 2020, DOAJ will be relaunching with a new website with updated functionality, improved search, and a simplified application form. More information is available on our blog. Our API is also changing.

Hide this message

A Influência das Avaliações de Fornecedores na Rescisão de Contratos de Serviços de Exploração e Produção de Petróleo e Gás no Brasil

Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. 2016;10(1):25-45

 

Journal Homepage

Journal Title: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade

ISSN: 1981-8610 (Online)

Publisher: Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Society/Institution: ABRACICON

LCC Subject Category: Social Sciences: Commerce: Business | Social Sciences: Finance

Country of publisher: Brazil

Language of fulltext: English, Portuguese

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS


Cleison Antonio Pinto

Danilo Soares Monte-Mor

Jedson Pereira Pinto

EDITORIAL INFORMATION

Double blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 22 weeks

 

Abstract | Full Text

A literatura de avaliação de desempenho de fornecedores aponta que a prévia identificação de contratos considerados insatisfatórios pode se revelar crucial para a manutenção de uma empresa, especialmente em setores com alto risco operacional, ambiental e com investimentos significativos, como é o caso do setor de exploração de petróleo e gás. Embora considerada importante, a rescisão contratual tem sido pouco estudada no segmento de petróleo brasileiro, em decorrência do baixo número de firmas que atuam no setor e da restrição de acessos às informações dessas empresas. O presente artigo tem como objetivo diminuir essa lacuna ao analisar quais critérios de avaliação de serviços mais influenciam as rescisões contratuais no setor brasileiro de exploração e produção de petróleo e gás. Para tanto, foram analisadas, via regressões logit, as avaliações dos contratos de serviços encerrados no período de 1/1/2006 a 31/12/2014 por uma unidade de negócio que atua na exploração e produção de petróleo e gás localizada no Brasil. No banco de dados resultante, constaram-se 273 contratos que contemplam todas as especialidades de serviços da atividade, com um total de 19.613 avaliações. Os resultados indicam que os critérios Prazo e Logística são os que apresentam maior influência nas rescisões contratuais das atividades do setor. Além disso, ao segregar-se as análises por especialidades, verificou-se que diferentes especialidades possuem demandas distintas e, por conseguinte, diferentes modelos contratuais. Tais resultados corroboram empiricamente as discussões teóricas presentes na literatura acerca da importância do cumprimento das obrigações contratuais, especialmente com relação aos prazos negociados.