Atores internacionais e poder cibernético: o papel das transnacionais de tecnologia na era digital

Monções. 2018;7(13):199-229 DOI 10.30612/rmufgd.v7i13.8723

 

Journal Homepage

Journal Title: Monções

ISSN: 2316-8323 (Online)

Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados

Society/Institution: Universidade Federal da Grande Dourados

LCC Subject Category: Political science: International relations | Political science: Colonies and colonization. Emigration and immigration. International migration

Country of publisher: Brazil

Language of fulltext: Portuguese

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS

Marcelo Passini Mariano (UNESP)
Jaqueline Trevisan Pigatto (Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC/SP))
Rafael Augusto Ribeiro de Almeida (UFU)

EDITORIAL INFORMATION

Double blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 24 weeks

 

Abstract | Full Text

Este artigo analisa as relações de poder em um mundo onde as novas tecnologias digitais modificam as capacidades dos atores internacionais, tendo consequências diretas sobre os Estados nacionais e as instituições internacionais. As Relações Internacionais são abordadas a partir da discussão sobre a expansão do ciberespaço, procurando compreender como as sociedades reagem às mudanças no padrão de interação social e como os recursos de poder cibernético são utilizados pelas transnacionais das tecnologias de informação e comunicação. Destaca-se o papel crescente dos algoritmos na vida social e também como instrumento de poder, a fim de refletir sobre as transformações nos processos de socialização internacional e a crescente dificuldade para estabelecer consensos e convergir expectativas dos diferentes atores em torno de objetivos coletivos. Por fim, a maior pluralidade de atores com capacidades de influência no Sistema Internacional e a disputa para ter acesso, concentrar e manter recursos de poder cibernéticos são apresentados como um dos principais motivos das mudanças que vêm ocorrendo no cenário atual.