In Autumn 2020, DOAJ will be relaunching with a new website with updated functionality, improved search, and a simplified application form. More information is available on our blog. Our API is also changing.

Hide this message

Formação e certificação em massa e abordagens do multiculturalismo e das competências na educação a distância: implicações ao trabalho docente

Revista Histedbr On-line. 2013;13(51):238-251 DOI 10.20396/rho.v13i51.8640275

 

Journal Homepage

Journal Title: Revista Histedbr On-line

ISSN: 1676-2584 (Online)

Publisher: Universidade Estadual de Campinas

Society/Institution: Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

LCC Subject Category: Education: History of education | History (General) and history of Europe: History (General)

Country of publisher: Brazil

Language of fulltext: Portuguese

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS


João dos Reis Silva Júnior (UFSCar)

Tânia Barbosa Martins (UFSCar)

EDITORIAL INFORMATION

Double blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 12 weeks

 

Abstract | Full Text

O objetivo é compreender a suposta tensão na expansão da educação a distância (EaD) entre um sistema tecnológico de formação e certificação em massa e o respeito às necessidades individuais e diversidades culturais e as consequências decorrentes para o trabalho docente. Apresenta-se as interpretações sobre a EaD oriundas do paradigma da sociologia industrial e dos modelos de produção flexíveis, mediadas pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pelas influências das abordagens do multiculturalismo e das pedagogias das competências. Conclui-se que a tensão entre formação e certificação em massa e o respeito às diversidades culturais é apenas aparente; uma suposta tensão, já que as propostas de educação destas abordagens negligenciam o conhecimento, promove e reforça a formação em massa, consequentemente, torna secundário o papel do professor e prioriza o surgimento e consolidação do tutor como mero apêndice do processo educacional.