Alopecia psicogênica em gato tratada através da Terapia Neural: relato de caso
Bruna Aparecida Lima Gonçalves,
Leonardo Rocha Vianna,
Camila de Castro Andrade
Affiliations
Bruna Aparecida Lima Gonçalves
Médica Veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Betim (PUC MINAS), Mestranda em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acupunturista, terapeuta neural.
Leonardo Rocha Vianna
Médico Veterinário formado na UFMG, Mestre em clínica e cirurgia pela UFMG, acupunturista, terapeuta neural, médico chinês, Ten. Coronel médico veterinário reformado da PMMG e especialista em medicina natural.
Camila de Castro Andrade
Médica veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS), residência no Centro de Estudos em clínica e cirurgia de animais (CECCA) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Betim
A Terapia Neural (TN) é uma forma de tratamento que consiste na utilização de anestésicos locais em baixas concentrações em diversas áreas corporais do paciente, escolhidas pelo histórico de vida dele. As bases científicas se iniciaram com os russos Pavlov e Speransky posteriormente com os irmãos alemães Huneke, também tem importância Pischinger e Hans H. Reckeweg dentre outros. É praticada na Áustria, Alemanha, Argentina, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, México, Suíça, Turquia e alguns outros países. Consiste em uma terapia reguladora que busca ativar os mecanismos autorreguladores do organismo. O objetivo deste trabalho foi demonstrar a efetividade da Terapia Neural em um animal com quadro clínico de alopecia psicogênica.