Análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes de ensino superior

SAPIENTIAE. 2015;1(1):133-141

 

Journal Homepage

Journal Title: SAPIENTIAE

ISSN: 2183-5063 (Print); 2184-061X (Online)

Publisher: Universidade Óscar Ribas

Society/Institution: Universidade Óscar Ribas

LCC Subject Category: Technology: Engineering (General). Civil engineering (General) | Social Sciences: Social sciences (General)

Country of publisher: Angola

Language of fulltext: Portuguese, Spanish; Castilian

Full-text formats available: PDF

 

AUTHORS

Carla Olivia Lima Sousa (Angola)

EDITORIAL INFORMATION

Double blind peer review

Editorial Board

Instructions for authors

Time From Submission to Publication: 6 weeks

 

Abstract | Full Text

A presente análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes do ensino superior tem como objectivo principal toda a concepção educativa universitária, as mudanças verificadas nos últimos tempos, perante uma época significativa de desenvolvimento da ciência e das tecnologias. O conceito de educação na sua definição, a aprendizagem e o conhecimento deixaram de ser o objectivo principal da formação superior, tem sido importante aprender-se a conhecer, que adquirir conhecimentos é um processo complexo, de metodologias e pedagogias associadas ao ensino, à psicologia e a todas às mudanças acompanhadas de transformações equivalentes e aplicáveis no ensino superior. Os métodos de ensino são as formas através das quais os professores trabalharão acções estratégicas e procedimentos, com o sentido de organizar actividades com a finalidade de que os estudantes possam atingir os objectivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a fixação dos conhecimentos, bem como o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Portanto as estratégias de ensino são os componentes fundamentais do método, onde há um planeamento e uma definição de um plano de trabalho.