Ciência em publicidades: uma análise das emissoras televisivas de maior audiência no Brasil
Vanessa Brasil de Carvalho,
Luisa Massarani
Affiliations
Vanessa Brasil de Carvalho
Doutoranda do Programa de Educação, Difusão e Gestão em Biociências, no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colaboradora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista CAPES.
Luisa Massarani
Professora colaboradora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e coordenadora do mestrado acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.
Bolsista Produtividade do CNPq (nível 1C).
Neste artigo, analisamos publicidades veiculadas pelas duas emissoras de TV aberta brasileira de maior audiência (TV Globo e TV Record) que apresentaram questões relacionadas à ciência em suas narrativas. As peças foram submetidas a um protocolo de análise de conteúdo e processadas pelo software de análise de modelos mistos, o QDAMiner. Nossos resultados mostram que TV Record transmitiu mais publicidades com abordagem científica que a TV Globo e houve ênfase em assuntos da saúde e de estética. A ciência foi utilizada como forma de legitimar os produtos e as marcas, de maneira a contribuir para o convencimento dos telespectadores.